10 anos transformando dados em saúde

O “Fórum Big Data em Oncologia” é uma iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e do Observatório de Oncologia, realizada anualmente, dedicada à discussão, aprendizado e networking no campo da aplicação de Big Data em oncologia. Durante esses encontros, os participantes têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas relacionadas ao uso de dados provenientes de bases públicas governamentais, sempre com uma temática estabelecida para nortear os debates no evento.

Desde o seu início, o Fórum Big Data tem levantado dados e informações relevantes que serviram de subsídio para a formulação de políticas públicas voltadas à saúde. Entre os destaques, estão estudos sobre o câncer como primeira causa de morte em municípios brasileiros e no país em 2029, incidência de câncer antes dos 50 anos, desigualdades no acesso ao tratamento oncológico e os custos associados ao câncer.

Esses estudos ganharam grande notoriedade na mídia e contaram com a participação de especialistas em cada temática abordada. Considerando os desafios que ainda permeiam o acesso ao tratamento do câncer, bem como os desdobramentos para sua prevenção e promoção, neste ano o foco é dar destaque a essas questões e realizar um novo levantamento atualizado com os principais estudos do Observatório.

Revisitar informações já coletadas e analisá-las periodicamente é fundamental para compreender as mudanças nos dados e identificar tendências que possam influenciar diretamente na formulação de políticas públicas e estratégias de saúde. A atualização contínua dos estudos permite um monitoramento mais preciso da realidade oncológica no país, contribuindo para a adoção de medidas mais eficazes no enfrentamento do câncer.

Esse ano, o Fórum Big Data comemora sua décima edição com uma atualização e releitura dos estudos que tiveram maiores repercussões em sua divulgação: o câncer como principal causa de morte nos municípios brasileiros, o câncer antes dos 50 anos, a desigualdade e o custo do câncer no SUS. Pesquisadores que fizeram parte dessa história foram convidados retornar à temática sob uma nova perspectiva. E tudo isso vai acontecer dentro do maior evento de inovação em saúde da América Latina, a FISWeek, no ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

 O fórum será em formato híbrido, com realização presencial e transmissão pelo YouTube do Movimento TJCC.

Programação

CREDENCIAMENTO NO LOCAL: 10h

WORKSHOP – IA e dados na comunicação em saúde

Horário: 10h30

Tatiane Mota

Jornalista com mais de 15 anos na área da Saúde e coordenadora de comunicação da Associação Brasileira de Câncer do Sangue (Abrale).

Theo Ruprecht

Jornalista de saúde e ciência e apresentador do podcast Ciência Suja.

ABERTURA: Dra. Catherine Moura

1. Morbimortalidade e o câncer

Horário: 14h – 15h30

Nesse painel será abordada a mortalidade por câncer nos municípios brasileiros, em quantos a doença já aparece como primeira causa de morte, bem como o adoecimento por câncer antes dos 50 anos, em faixas etárias cada vez mais jovens no país.

Todas as análises serão realizadas a partir de dados do Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da saúde.

Moderadora

Nina Melo

Palestrantes

Tiago Cepas Lobo
Nelson Correa
Dr. Luiz Santini

2. Desigualdades e custo do câncer

Horário: 15h30 – 17h00

As desigualdades fazem com que o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer seja heterogêneo entre os estratos sociais brasileiros. Nesse painel, essas desigualdades serão comentadas e debatidas pelos especialistas. Também será apresentado o custo do câncer no SUS para pacientes com mieloma múltiplo, câncer de pulmão, próstata e mama.

Moderadora

Nina Melo

Palestrantes

Fernanda Simão
Fernanda Mussolino
Nelson Correa
Dr. Luiz Santini

Palestrantes

Dra. Catherine Moura

Médica Sanitarista / Mestre em Saúde Pública, CEO da Abrale (Associação Brasileira de Câncer do Sangue).

Fernanda Cristina dos Santos Simão

Sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP). Pesquisadora no Observatório de Oncologia.

Fernanda Mussolino

CEO Moka Info, especialista em dados abertos e Big Data para área da saúde e membro do GT de Dados do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Dr. Luiz Santini

Médico Sanitarista, pesquisador do CEE/Fiocruz Ex- diretor do INCA e atualmente pesquisador associado ao Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz.

Nina Melo

Coordenadora de Pesquisa Abrale e do Observatório de Oncologia. Pesquisadora com experiência em Oncologia. Comunicóloga e bacharel em Direito.

Nelson Correa

Cientista de Dados na Roche, com amplo conhecimento e experiência em ciências da saúde, incluindo pesquisa básica, pesquisa clínica e epidemiologia.

Tiago Cepas

Profissional de Saúde Pública, com experiência em estratégias de advocacy centradas no paciente, jornada do paciente e análise de cenários do setor de saúde. Atualmente atua como Gerente de Patient Advocacy na GSK.

Público alvo

Gestores

Pesquisadores

Acadêmicos

Médicos

Outros profissionais da saúde

e Imprensa

Realização
Apoio
Patrocínio